Domingos Montagner e Fernando Sampaio conheceram-se em 1989, no Circo Escola Picadeiro em São Paulo, onde iniciaram a dupla de palhaços. Ali criaram e levaram às ruas, reprises, entradas e outros números circenses, desenvolvidos sob a orientação do Mestre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino. Em 1997, criam o Grupo La Mínima, que estreou com o espetáculo LaMínima Cia. de Ballet, baseada no humor físico e nas clássicas paródias acrobáticas. Desde então, a arte do circo e do palhaço, conduzem o trabalho da dupla, em espetáculos de rua e sala, que percorreram, nestes 15 anos dezenas de festivais e temporadas nacionais e internacionais.
Dentre os principais prêmios recebidos pelo LaMínima estão dois APCA: Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil, por Piratas do Tietê – O Filme e Melhor Espetáculo com Técnicas Circenses, por À La Carte; Prêmio Coca-Cola FEMSA na Categoria de Melhor Espetáculo Jovem de 2003 por Piratas do Tietê – O Filme.
A Noite dos Palhaços Mudos recebeu em 2008 os prêmios SHELL DE TEATRO SP – MELHOR ATOR para Domingos Montagner e Fernando Sampaio, COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO de Melhor Espetáculo de Sala Convencional e Melhor Elenco.
Visite o site do LaMínima: www.laminima.com.br